Glossário: 11 termos que você deve entender no mundo do streaming

Quem se lembra da vida nos anos de 1990 ou no começo dos anos 2000 sabe muito bem que não era tão fácil ver filmes, ouvir músicas, conhecer podcasts e ter acesso a tanto conteúdo como temos agora. A popularização da internet possibilitou o nascimento de diversas tecnologias, como o streaming. Se você ainda tem dificuldades em entender termos e siglas comuns, confira o nosso glossário de streaming:

Streaming

Se é para falar de streaming, precisamos explicar também a própria palavra, certo? Sempre que você ouvir alguém falando em streaming, lembre-se que a palavra vem do inglês e pode ser traduzida como “transmissão”. Plataformas de streaming são, portanto, todas aquelas que possibilitam ao usuário acompanhar filmes, séries, músicas, podcasts e conteúdos multimídia de um modo geral.

O streaming permite a transferência automática de dados digitais, para que os usuários possam receber conteúdos de forma contínua e, inclusive, em tempo real, como no caso das lives. Bacana, né?

CDN — Content Delivery Network

As plataformas de streaming funcionam graças à ferramenta CDN, cuja tradução livre é “rede de entrega de conteúdo”. Essa rede é a responsável por conectar computadores que, por sua vez, têm a função de distribuir dados digitais para todos os usuários de um serviço de streaming.

É o sistema de CDN que faz com que você consiga ver um filme ou uma série sem interferências e com uma conexão estável.

Solução End-to-End

Essa denominação fim-a-fim se refere à forma como um serviço fornece todas as soluções, do começo ao fim, para que o usuário tenha uma experiência de qualidade com o streaming.

VOD — Video on Demand

Sempre que você encontrar o termo “On demand”, lembre-se de que ele indica “sob demanda”, ou seja: é o serviço que permite que o usuário escolha o que, quando e como quer assistir em uma plataforma de streaming. O VOD permite que você execute qualquer ação, sempre que quiser, e não interrompe seu conteúdo com a exibição de comerciais ou outros conteúdos não solicitados.

DRM — Digital Rights Management

Se você encontrar a sigla DRM em algum conteúdo a respeito de streaming, saiba que ela se refere ao gerenciamento dos direitos digitais, que existem em transmissões feitas ao vivo. É um mecanismo muito usado com a finalidade de proteger o conteúdo transmitido e evitar cópias e acessos por pessoas não assinantes ou não cadastradas.

Com o DRM, também é possível impedir que algumas pessoas tenham acesso a certos conteúdos e também proteger dados considerados sensíveis.

OTT — Over-the-top

As plataformas OTT são aquelas que oferecem seus serviços para diversos aparelhos, contanto que tenham acesso à internet. O YouTube é um bom exemplo de OTT, já que você pode acessar o site e ver diversos vídeos em dispositivos como smartphones, TVs, computadores, tablets etc.

OVP — Plataformas de vídeo online

Essa sigla é muito utilizada quando vamos nos referir a plataformas de streaming cuja função é transmitir vídeos e conteúdos que estão armazenados em nuvem.

Streaming Multiplataformas ou Multistreaming

Esses dois termos podem ser usados para se referir à mesma ação, que é quando uma transmissão ao vivo é feita, simultaneamente, para mais de uma plataforma. Falamos em multistreaming, por exemplo, quando uma pessoa faz uma live que é transmitida por várias redes sociais, como Facebook e Instagram, ao mesmo tempo.

Streaming Corporativo

Esse termo é utilizado quando falamos em transmissões ao vivo feitas em ambiente empresarial. O streaming corporativo geralmente é aquele conteúdo produzido para que uma empresa divulgue sua marca ou seu serviço, com a finalidade de estreitar as relações que tem com o público e também com os próprios funcionários e colaboradores.

Player de Streaming

Os softwares que possibilitam aos usuários acompanhar transmissões ao vivo em plataformas multimídia são chamados de players de streaming. Com eles, as pessoas conseguem assistir aos conteúdos desejados em seus celulares ou computadores.

Streaming HD — High Definition

O termo “HD”, que indica alta definição de som e qualidade de imagem, está cada vez mais popular em conteúdos transmitidos por streaming. Só para você ter ideia, a qualidade de um vídeo em HD tem resoluções que vão de 1280 x 720º a 1920 x 1080 pixels, o que indica 720p e 1080p, respectivamente. Atualmente, serviços que não sejam em HD já são considerados obsoletos.

E aí, você já conhecia todas essas denominações e siglas? Agora vai ficar mais fácil entender mensagens, notícias e notificações que você recebe sobre o mundo dos streamings. Para conferir mais conteúdos sobre Cinema, Séries, Tecnologia e Entretenimento, acesse o nosso blog!

Veja também