Entenda o que é e como funciona uma Tv Box

Se você já ouviu alguém falando a respeito de TV Box, mas não entendeu direito do que se trata, continue a leitura, pois hoje vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse dispositivo, projetado para transformar televisores comuns em smart TVs.

Encontrado também pelo nome set-top box, a TV Box é uma ótima saída para todas as pessoas que querem ter ainda mais opções de séries, filmes e programas de TV, mas que, por algum motivo, não compraram uma smart TV compatível com os streamings de vídeo atuais.

Ao instalar uma TV Box aí na televisão da sua sala, será possível ter acesso a diversos serviços, o que garante que você e sua família assistam séries, filmes e canais lineares sem dificuldade. Na maioria dos casos, esses dispositivos vêm com algum sistema operacional inteligente, como tvOS ou Android TV.

Através das lojas de aplicativos, como a Play Store, o usuário consegue baixar vários apps de streaming e acessar seus conteúdos favoritos de forma rápida e prática. Algumas das TV Box são homologadas pela Watch Brasil, sabia? É sobre elas que falaremos hoje também.

O que é TV Box?

De forma resumida, podemos dizer que a TV Box é um dispositivo que transforma televisores comuns em Smart TVs, permitindo que o usuário faça o download de diversos aplicativos de streaming e tenha acesso a séries, filmes e programas televisivos.

TV Box com controle remoto

Como funciona?

A TV Box é uma espécie de conversor, que trabalha através de um sistema operacional inteligente (Android TV ou tvOS). Quando é conectada à internet, a TV Box permite que o usuário acesse plataformas de streaming, baixando seus apps preferidos diretamente pelo dispositivo.

Cuidado com a pirataria

Antes que você pergunte se esse tipo de aparelho realiza alguma atividade ilegal, saiba que a resposta é não! O cuidado necessário nesse aspecto é buscar uma TV Box que seja homologada pela Anatel, pois isso indica que o consumidor está livre de um produto pirata.

Entre os aparelhos disponíveis no mercado e certificadas pela Anatel, os homologados pela Watch Brasil são:

TV box e IPTV são a mesma coisa?

Existe muita confusão em relação aos dois termos, por isso, vamos esclarecer: TV Box e IPTV não são a mesma coisa! A sigla IPTV significa Internet Protocol Television, e funciona como uma espécie de TV a cabo, cujos sinais chegam por meio do IP do usuário. A diferença aqui é que o sinal dos canais televisivos chega pela internet, não por satélite ou via cabo.

Para que o usuário possa usar os serviços do IPTV, ele precisa ter uma smart TV. Mas, caso seu aparelho seja mais antigo, a TV Box pode transformar esse televisor em smart. Podemos entender, então, que IPTV é o sinal dos canais, e a TV Box é o conversor.

Como transformar TV em smart com o aparelho de TV Box?

Para que a sua televisão comum vire smart, basta escolher uma das marcas de TV Box disponíveis no mercado, comprar e conectar o dispositivo à televisão. Ele se parece com um modem de internet, e vem também com um controle remoto, para que o usuário tenha uma experiência confortável — totalmente diferente de conectar um laptop ao aparelho, diga-se de passagem!

Viu só como é possível ter acesso a um número cada vez maior de conteúdos para assistir quando quiser? A maior vantagem da TV Box é não precisar desembolsar o mesmo valor que você pagaria em uma smart TV nova. E o melhor de tudo: com qualidade e sem medo de pirataria!

Torne-se você também um assinante da Watch Brasil, e aproveite a lista enorme de conteúdos para toda família!

Nosso catálogo conta com séries, filmes, desenhos, esportes e canais de tv por assinatura. Seu entretenimento nunca mais será o mesmo!

Veja também