A vida digital da população brasileira nunca foi tão movimentada. Com a recente necessidade de trabalhar e estudar em casa, temos cada vez mais pessoas interessadas em produtos e serviços digitais e em tudo o que possa facilitar a vida do usuário — é aí que entra o serviço de valor agregado (SVA), assunto do nosso texto de hoje.
O que é SVA?
Chamamos de SVA todo serviço adicional que é oferecido para que o cliente opte pela compra de um produto ou pela contratação de um serviço. Para os provedores de internet, trabalhar com SVA é um diferencial inteligente e cada vez mais necessário, afinal, em um mercado extremamente competitivo, quem ganha é quem se destaca.
Os SVAs atuam, então, como o diferencial de um serviço. Existem inúmeros provedores de internet, certo? Na hora de escolher qual provedor contratar, o cliente já sabe que, além dos preços e da qualidade, também deve ficar de olho nos serviços adicionais disponibilizados em cada proposta.
O cliente que estiver em dúvida entre dois provedores, por exemplo, tende a escolher aquele que oferece algo a mais na assinatura: pode ser um espaço de armazenamento em nuvem ou a adição de alguma outra assinatura, o fato é que quem oferece mais, vende mais.
O que é SCM?
O serviço de comunicação de multimídia (SCM) é outro ponto importante quando falamos da negociação de provedores de internet. Esse serviço é responsável por promover uma transmissão de qualidade quando falamos em conexões de internet, e também em telefonia móvel e fixa.
Toda a estrutura existente por trás de uma simples chamada de vídeo depende de um bom SCM, que é feito de forma complexa e extremamente eficiente. Quando um cliente contrata um provedor de internet, ele está contratando, na verdade, um serviço de comunicação de multimídia.
Qual a diferença entre SVA e SCM?
Os dois serviços têm a mesma função de promover uma experiência interativa de qualidade para todos os clientes. Ainda assim, o SCM é o serviço essencial para que cada ponto tenha acesso ao sinal de internet.
O SVA, por outro lado, inclui os serviços adicionais, ou seja, aqueles que não são necessários para que o cliente use a internet, mas que são um diferencial na hora de escolher qual provedor contratar.
O SVA deve ser atrativo em termos de utilidade e preço, como no caso das operadoras de telefonia móvel que, juntamente com as assinaturas de cada plano, oferecem acesso ilimitado às redes sociais. Esses serviços extras dos SVAs são responsáveis, muitas vezes, pela fidelização do cliente.
Quem regula os SVA para provedores de internet?
Os SCM, como se classificam como serviço de telecomunicação, são regulados pela Anatel, mas o SVA, como não se encaixa no mesmo critério, não necessita dessa aprovação do órgão.
É por isso que o SVA é um atrativo também para a empresa, e não apenas para o cliente, pois tem incidência apenas dos tributos federais normais de outras transações. Usando um SVA, a empresa pode até mesmo promover meios de otimizar tarifas, como nos casos de aplicação de cashback.
Por que o SVA pode ser um diferencial competitivo?
O SVA é um grande diferencial competitivo. Na hora de fechar um acordo e contratar um provedor de internet, o cliente tende a escolher a melhor oferta e é exatamente em relação à oferta que o SVA se faz necessário.
Nas páginas de comentários e reclamações dos usuários, é muito comum encontrarmos queixas sobre a qualidade dos serviços prestados em relação à conexão e ao sinal da internet, por exemplo.
Ao oferecer um SVA para o seu provedor, você tem a oportunidade de conseguir novos clientes e mostrar a qualidade da sua oferta. Por isso, na hora de escolher quais são os melhores serviços agregados, é preciso estudar o público-alvo e as demandas atuais relacionadas à internet.
Com criatividade e bons acordos, o SVA tem o incrível poder de diminuir os pedidos de cancelamento e, por consequência, frear a perda da clientela.
Quais as oportunidades que podem ser geradas pelo SVA?
O principal benefício do SVA é criar uma oferta personalizada para o seu provedor, destacando a empresa em um mercado conhecido por apresentar propostas muito semelhantes.
Além disso, o SVA tem o poder de fidelizar clientes de forma rápida e eficiente, pois, assim que tiverem acesso aos serviços adicionais, dificilmente decidirão romper o contrato e buscar outras opções.
Em termos contábeis, é importante saber que não há tributo do ICMS quando falamos de SVA, afinal ele é um serviço de telecomunicação. Ou seja: existe um ótimo benefício financeiro em contratar serviços adicionais para oferecer em conjunto com o seu provedor de internet.
O serviço de valor agregado nada mais é do que um investimento na fidelização do cliente em curto e longo prazo. Para melhorar, há um potencial enorme de que o cliente sirva como divulgador do seu serviço — é só se lembrar de todas as vezes que algum conhecido ou familiar indicou algum serviço que, por ter benefícios adicionados, valia muito a pena.
O que levar em consideração antes de fornecer um SVA?
Antes de fornecer um SVA para o seu provedor de internet, é preciso conhecer as demandas do seu público e, claro, os serviços cotados para serem parceiros. Não vale a pena, por exemplo, apostar em SVAs que ninguém conhece ainda, ou que têm o nome sujo no mercado.
Também não faz sentido fornecer um SVA que não tenha nada a ver com o seu segmento de atuação. O diferencial desse serviço adicional é justamente o fato de ele combinar com o serviço oferecido pela sua empresa, para que o cliente se sinta em vantagem e não precise fazer ainda mais assinaturas.
Um bom exemplo, quando falamos em provedores de internet, é oferecer SVA que tenham a ver com streaming de conteúdos, como é o caso da Watch Brasil, que oferece séries, filmes, noticiários, desenhos, campeonatos esportivos e canais lineares para os seus assinantes.
Ao contratar um combo de provedor com a assinatura da Watch Brasil, por exemplo, o cliente percebe que terá uma grande vantagem em relação aos conteúdos que ele e sua família consomem. Incrível, né? Então não fique parado, clique aqui e seja nosso parceiro!