Como o streaming pode auxiliar no combate à pirataria?

Descubra o que é a pirataria digital, seus malefícios e como o streaming de vídeos pode auxiliar no seu combate!

A Pirataria, também conhecida como pirataria moderna ou digital, é a prática de copiar, reproduzir, distribuir e até mesmo vender produtos sem a autorização de seus proprietários. A legislação brasileira condena a pirataria como crime, com pena de até 4 anos de reclusão e multa.

Mesmo assim, não é difícil encontrar produtos pirateados. Principalmente em espaços de comércio livre, como camelôs, feiras livres e inclusive ruas especializadas nesse tipo de produto. Mas o que pouca gente sabe é que esse comércio ilegal traz prejuízos para os consumidores e também para os proprietários legais.

Existem diversos produtos que acabam sendo pirateados. Entretanto, os principais são roupas, calçados, jogos, livros e claro, músicas e filmes. Esses produtos não oferecem nenhuma garantia para o usuário e ferem o comércio de produtos legalizados.

Atualmente uma das formas mais comuns de pirataria é a digital. Na internet não é difícil fazer download de músicas e filmes ilegalmente. Porém, serviços de streaming estão cada vez mais populares. Sendo uma opção mais barata em relação aos canais fechados, dessa forma também ajudam no combate à pirataria.

Continue a leitura e entenda mais sobre malefícios da pirataria e como é feita a proteção de vídeos na internet:

Saiba mais – TV BOX: entenda os riscos de comprar TV pirata

Malefícios da pirataria

Um dos grandes prejuízos que a pirataria traz é em relação aos empreendedores envolvidos no desenvolvimento dos produtos. Segundo o Fórum Nacional Contra a Pirataria e Ilegalidade (FNCP) em 2015 o Brasil teve um prejuízo acima de R$115 bilhões com a pirataria.

Além disso, os consumidores também sofrem com as versões falsas. Esses produtos muitas vezes trazem uma experiência insatisfatória. Como no caso das músicas e filmes pirateados, que podem ser uma gravação ruim do cinema ou do rádio, com ruídos ao fundo e sem a qualidade que um produto original poderia garantir.

Porém os piratas digitais não estão saindo livres. Ainda em novembro de 2020 o Ministério da Justiça realizou uma operação contra a pirataria. Desta forma, foram bloqueados mais de 300 sites e aplicativos ilegais, com cinco pessoas presas em flagrante. Logo, o conteúdo ilegal foi retirado dos mecanismos de busca, assim como perfis e páginas das redes sociais também foram removidos.

Nesses casos o principal crime investigado é a violação de direitos autorais. Além da multa, a pena prevê dois a quatro anos de reclusão para quem distribui conteúdo para obter lucro. Já para quem consome o conteúdo, pode haver multa ou até pena de três meses a um ano de reclusão.

Leia também – Descubra o que é a Watch Brasil e como ser um assinante

Como é feita a proteção de vídeos na internet

Não são apenas os grandes estúdios que acabam sofrendo com a pirataria digital. Os pequenos produtores de conteúdo também podem arcar com prejuízos advindos da falsificação online.

Isso pode ocorrer devido a erros na plataforma e sites que hospedam o conteúdo. Portanto, uma das formas mais seguras de se proteger contra a pirataria digital é investir em soluções profissionais.

É possível proteger vídeos através de senhas e usuários individuais, distribuídos apenas para quem pode acessar o vídeo. Ou ainda mesmo a encriptação de conteúdo, ou seja, seu vídeo terá um código único para a sua plataforma. E se alguém fazer download ou tentar acessar, não será capaz de reproduzi-lo.

Ainda existem outras formas de proteger seu conteúdo na internet. Basta se informar e investir em soluções com profissionais da área de tecnologia da informação.

Watch Brasil: vantagens de um streaming nacional de qualidade

A Watch Brasil é um serviço de streaming nacional que também pode auxiliar no combate à pirataria digital. Com as parcerias com empresas provedoras de internet, diversos usuários têm acesso ao catálogo. Você conta com mais de 4.500 horas de conteúdo, entre documentários, filmes, séries, aluguel de conteúdos recentes do cinema e até mesmo um canal kids, com o Noggin da Nick Jr. e ainda a parceria com o HBO Go®.

A plataforma é homologada com grandes estúdios, não ferindo qualquer lei de direitos autorais e distribuição de conteúdo. Tenha acesso aos grandes sucessos do cinema com a qualidade que você merece.

Se você já é assinante Watch Brasil, acesse sua conta agora mesmo e aproveite todos os títulos do nosso catálogo, clicando aqui.

Entretanto, se você ainda não é usuário Watch, confira agora mesmo a lista dos nossos parceiros provedores e garanta seu acesso a um streaming nacional de alta qualidade, clique aqui.

Veja também