Dia do Cinema Brasileiro: Os melhores conteúdos para assistir na Watch Brasil

Os melhores filmes brasileiros para assistir na Watch

No dia 19 de junho é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro, e talvez você já tenha ouvido essa informação por aí. O que nem todo mundo sabe é o motivo da escolha da data para a homenagem: foi em 19 de junho de 1898 que Afonso Segreto, primeiro diretor e cinegrafista do Brasil, fez a primeira filmagem em território tupiniquim. Incrível, né?

Para fazer jus à data comemorativa, resolvemos listar alguns dos documentários, filmes e séries nacionais que estão disponíveis no catálogo da Watch Brasil. Os títulos a seguir são exemplos mais do que práticos de que o cinema brasileiro é grandioso, e merece ser celebrado sempre!

Cidade de Deus

Cidade de Deus na Watch BR
Fonte: Vice.

Se é para falar das grandes produções cinematográficas nacionais, nada mais justo do que começarmos esta lista com “Cidade de Deus”, um clássico do nosso cinema. Lançado em 2002, o filme foi inspirado no livro homônimo, escrito por Paulo Lins, e contou com a direção do genial Fernando Meirelles.

Em “Cidade de Deus”, o telespectador acompanha uma trama intensa e muito bem elaborada a respeito de como o crime organizado surgiu e ganhou força na favela Cidade de Deus, que, em 1980, era considerada uma das regiões mais perigosas do Rio de Janeiro.

A trama conta com a narração do jovem Buscapé, interpretado por Alexandre Rodrigues, que relata como é o cotidiano dos moradores da favela. No longa, estão também outros grandes nomes do cinema nacional, como Douglas Silva, Alice Braga e Matheus Nachtergaele. O filme recebeu quatro indicações ao Oscar em 2004.

Reza a Lenda

Reza a Lenda na Watch BR
Fonte: Globo Filmes.

Outro grande filme nacional é “Reza a Lenda”, que foi dirigido por Homero Olivetto e lançado em 2016. A história se passa no sertão brasileiro, e mostra como um grupo de motoqueiros armados acredita ter o poder de devolver a liberdade aos moradores da região.

Ao protagonizarem um roubo audacioso e surpreendente, os motoqueiros, comandados pelo líder Ara (Cauã Reymond), despertam o ódio do poderoso e temido Tenório (Humberto Martins), que decide acabar com o grupo de Ara a qualquer custo.

Enquanto fogem da perseguição, os integrantes do grupo se deparam com Laura (Luisa Arraes), uma jovem que tinha acabado de ser vítima de um acidente. Ao resgatá-la, os cúmplices de Ara acabam obrigando a moça a seguir com eles, mesmo contra a sua vontade. A nova integrante desperta o ciúme de Severina (Sophie Charlotte), que é namorada de Ara.

Fazendas Históricas

Fazendas Históricas na Watch BR
Fonte: Looke.

Se você gosta de documentários, não deixe de conferir o excelente trabalho feito em “Fazendas Históricas”. Nesta série documental, podemos conhecer com mais profundidade a história do Brasil pelo ponto de vista das grandes propriedades rurais, que serviram para consolidar o país como um grande produtor agrícola.

Os episódios mostram detalhes de fazendas em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e também em São Paulo. São estruturas incríveis, que se mantêm até hoje, e que serviram para que o Brasil ficasse conhecido pelos enormes cafezais que existem por aqui. Vale muito a pena assistir!

Nos Campos do Holocausto

Nos Campos do Holocausto na Watch BR
Fonte: Prime Video.

Essa outra série documental é uma ótima pedida para quem tem interesse pela Segunda Guerra Mundial e, em especial, pelo regime nazista. A produção focou em contar a história de sobreviventes do Holocausto que vieram ao Brasil, em busca de novas oportunidades. São relatos extremamente impactantes e emocionantes, um verdadeiro tesouro em termos de registros históricos.

Transplantes

Transplantes na Watch BR
Fonte: Bastidores da TV.

Em 11 episódios, a série “Transplantes” mostra como o Brasil se tornou uma das referências mundiais quando o assunto é a técnica cirúrgica, responsável por salvar a vida de muitas pessoas diariamente.

Além disso, a série conta histórias de pacientes que estão na fila do transplante, e também mostra casos de pessoas que já se submeteram ao procedimento e, hoje, vivem normalmente, com alguns cuidados de saúde. Essa produção, além de muito emocionante, é também um material com forte impacto social.

Chorão: Marginal Alado

Chorão: Marginal Alado na Watch BR
Fonte: Just Watch.

Se você viveu a sua adolescência nos anos 2000, possivelmente teve algum momento especial que contou com a trilha sonora da famosa banda Charlie Brown Jr. Esse documentário, lançado em 2019, foi feito para homenagear o vocalista Chorão, que faleceu em 2013, além, é claro, de contar mais detalhes sobre a história da banda.

O documentário tem uma série de depoimentos interessantes a respeito do compositor e músico, sendo uma ótima pedida para os ouvintes nostálgicos do rock nacional.

Anatomia de um Crime

Essa série nacional traz uma variedade de crimes impressionantes que movimentaram os noticiários do país e do mundo. Com duas temporadas, “Anatomia de um Crime” estreou em 2019, e é uma fonte riquíssima de depoimentos sobre grandes tragédias.

Investigação Criminal

Investigação Criminal na Watch BR
Fonte: Rolling Stone.

Quem tem interesse nos crimes brasileiros que tiveram grande repercussão na mídia, como as histórias brutais das famílias Nardoni, Richthofen, Nakashima e do cineasta Glauco, vai poder acompanhar os episódios da série “Investigação Criminal”, feita justamente para destrinchar cada um desses eventos.

A produção também abordou casos famosos de assassinos em série, como o Maníaco do Parque.

Investigação Criminal: Crimes Perversos

Investigação Criminal Crimes Perversos na Watch BR
Fonte: IMDB.

Com o sucesso da primeira produção da série, a versão “Crimes Perversos” foi lançada em sequência, trazendo relatos investigativos e de peritos, a respeito de casos extremamente absurdos e com requintes de crueldade. Tem que ter estômago para assistir, viu.

As Seguidoras

As Seguidoras na Watch BR
Fonte: Nerd Cult News.

A atriz Maria Bopp, que ficou famosa por interpretar Bruna Surfistinha em um seriado a respeito da famosa ex-garota de programa, dá vida à influenciadora digital Liv, que faz de tudo para ficar famosa e alcançar milhões de seguidores nas redes sociais, mesmo que, para isso, precise matar e ocultar o corpo de uma pessoa.

Drunk History: A História Bêbada

A História Bêbada na Watch BR
Fonte: TV Time.

Essa série divertidíssima tem uma proposta inusitada: embriagar seus convidados para que, conforme ficam bêbados, narrem eventos históricos brasileiros. Com a apresentação de Danilo Gentili, o programa já fez com que vários convidados famosos enchessem a cara para contar histórias brasileiras. Entre eles, estão personalidades como Leão Lobo, Nil Agra, Diogo Portugal e Rita Cadillac.

A Culpa é do Cabral

A Culpa é do Cabral na Watch BR
Fonte: Vcfaz.tv.

O programa é apresentado pelo músico e comediante Fabiano Cambota e, além dele, conta também com participações geniais, como as de Rafael Portugal, Nando Viana, Rodrigo Marques e Thiago Ventura. Juntos, os comediantes participam de uma mesa-redonda e debatem, de forma criativa e divertida, diversos assuntos atuais.

Are you the One? Brasil

Are You The One Brasil na Watch BR
Fonte: Panela de Séries.

Se você gosta de reality shows, vai ficar feliz em poder maratonar esse programa, cujo enredo consiste em juntar vários “casais perfeitos”. A compatibilidade entre os participantes é feita com base em uma série de informações enviadas por eles e, então, sem ter noção de quem seja a combinação ideal de cada um, todos vão para uma grande casa, onde devem se conhecer e formar os casais.

De Férias com o ex Brasil

De Férias com o Ex Brasil na Watch BR
Fonte: TecMundo.

Outro reality show extremamente popular é o “De Férias com o Ex”, que coloca vários ex-casais em uma praia, onde conhecerão pessoas novas dividindo o espaço com seus ex. Ao longo de cada episódio, vemos como as relações se desenvolvem e, claro, como o ciúme acaba vindo à tona.

Catfish Brasil

Catfish Brasil na Watch BR
Fonte: Prime Video.

Os relacionamentos virtuais são incríveis para algumas pessoas, mas é inegável que, quando falamos de namoro online, nem sempre sabemos quem está do outro lado do computador. Em “Catfish Brasil”, vemos várias pessoas que, cansadas de namorar sem saber exatamente com quem, buscam ajuda para descobrir se estão ou não envolvidas com a pessoa real.

Viu só? Agora é só escolher qual filme, documentário ou série ver primeiro, pois todos esses títulos estão disponíveis no catálogo da Watch Brasil! Não se esqueça da pipoca e boa sessão de cinema!

Veja também

Entretenimento

Watch Brasil: Descubra Max com a Watch

A HBO Max se tornará Max, e você terá acesso a esta nova plataforma utilizando o mesmo login e senha da antiga plataforma HBO Max através da Watch.