3 razões para investir em fibra óptica no seu provedor

Investir em fibra óptica tem muito a agregar para a sua operadora de internet. Confiras 3 dicas essenciais que separamos para você!

Se você está pensando em investir em fibra óptica, parabéns. Isso significa que sua empresa e seus clientes estão prestes a ganhar em custo benefício e muita qualidade. No entanto, como em toda mudança surgem diversas dúvidas: “investir ou não investir em fibra óptica? Eis a questão!’’ 

Pode ser do seu interesse - 5 boas práticas para o atendimento ao cliente via WhatsApp

Pensando em otimizar a tomada de decisão, separamos aqui 3 razões certeiras para você começar a investir em fibra óptica. Confira:

1° A fibra óptica é melhor que a banda larga

Se algum dia você já se perguntou qual das duas era melhor, aqui está sua resposta. Em primeiro lugar é interessante ressaltar que os ISP ‘s são o segundo maior grupo de banda larga fixa do Brasil, ultrapassando até mesmo a gigante Vivo. Isso garante dois grandes insights. Primeiro, que os ISP ‘s estão conseguindo cada vez mais se destacar no mercado, já que cobrem melhor o território nacional. 

Outro ponto de destaque é que as grandes operadoras estão deixando de investir em banda larga e passando a investir em fibra, pois em comparação com a banda larga a fibra óptica é melhor. 

A principal diferença entre as duas é a velocidade, a banda larga usa fios de cobre que chegam até 30Mb, já a fibra comporta até 500 Mb, o que representa uma diferença gigantesca na velocidade ofertada para os clientes. 

2° Mais estabilidade 

Você recebe muitas reclamações sobre queda de sinal? Bom, ao investir em fibra óptica você pode diminuir, e muito esse problema. Com fibra a estabilidade do sinal tende a aumentar e muito, em comparação com outros meios. 

Podemos dizer que o material da fibra é um ‘fio de vidro puro’, revestido por um material dielétrico (imune a ondas eletromagnéticas). Dessa forma, ela não sofre interferência de outras redes de comunicação ao seu redor, tornando o sinal mais estável e forte. 

Com isso, outro grande ponto positivo em relação à estabilidade é a abrangência do sinal Wi-Fi. Com outras tecnologias é comum que a qualidade mude drasticamente conforme os aparelhos se distanciam do modem, já na fibra isso é contornado.  O que significa que mesmo longe do modem, a qualidade da internet consegue se manter estável, garantindo a felicidade de todos que precisam dela.

3° Custo benefício 

Em terceiro lugar, mas não menos importante, temos o custo benefício. Investir em fibra óptica não garante melhorias diretas somente ao seu consumidor, você também sai ganhando. 

Além de oferecer um melhor serviço e conseguir reter melhor seus clientes, ao investir em fibra você conseguirá economizar em manutenção. Isso ocorre pois os cabos de fibra óptica, diferente dos cabos de cobre da banda larga, não necessitam de nenhuma modificação para aumentar sua capacidade de transmissão.

Dessa forma, é possível aumentar a sua capacidade de transmissão sempre que necessário, sem precisar investir em mais cabeamento, como ocorre com os cabos de cobre. Além disso, os cabos de fibra óptica, por serem menores e mais flexíveis, são muito mais simples de instalar, o que torna a estrutura muito mais barata e reduz seus custos.

Leia também - Dicas para lidar com clientes inadimplentes

Com a fibra óptica seu negócio só cresce. E se você quiser levar ainda mais crescimento para sua operadora de internet, ofereça SVA ‘s aos seus clientes, a Watch tem vários planos que cabem no seu bolso e na realidade da sua empresa!

Veja também