Desenho animado educativo: Como podem ajudar no aprendizado

Se você passar alguns minutos conversando com uma criança a respeito da forma como ela enxerga a vida, vai perceber que os pequenos são criaturas cheias de criatividade, imaginação e, claro, que adoram brincadeiras e entretenimento, como é o caso dos desenhos infantis.

Diferentemente da era anterior à internet, hoje a criançada tem uma gama de opções muito grande em relação ao que assistir. Por isso, é preciso estipular limites, acompanhar a classificação indicativa dos desenhos e aproveitar o fato de que essas produções podem colaborar com o aprendizado dos pequenos.

Como é o cérebro de uma criança?

O período que vai do nascimento até os seis anos de idade é conhecido como primeira infância. Nessa fase, os pequenos aprendem muita coisa, desde a se alimentar sem ajuda até a andar, formular frases, desenhar, “escrever”e por aí vai.

A primeira infância é um momento marcado por muita curiosidade e descobertas, especialmente no que diz respeito à linguagem e ao comportamento social. Com o tempo, os bebês saem da fase do “gugu dadá” e começam a entender que são indivíduos singulares e não uma extensão da mãe, do pai ou do cuidador principal.

Crianças estão em constante processo de aprendizado, especialmente quando falamos em estímulos sensoriais, que envolvem os sentidos do tato, do paladar, da visão, do olfato e da audição. Isso explica por que os pequenos amam musiquinhas divertidas, brinquedos como massinha de modelar e potes com tampas, bolinhas e areia.

É por isso que os desenhos animados, cada vez mais bem elaborados e criativos, fisgam a atenção dos pequenos desde cedo. É claro que o tempo de tela deve ser controlado pelos responsáveis, mas é importante saber que esses desenhos podem ser excelentes aliados no processo de aprendizagem da primeira infância.

mãe e filha assistindo desenho animado no notebook

Como os desenhos animados colaboram com a aprendizagem

Ao limitar o tempo de tela das crianças, conseguimos o melhor dos dois mundos: entretenimento para os pequenos e ajuda com o processo de aprendizado. A primeira preocupação dos responsáveis deve ser, portanto, encontrar um equilíbrio para que as crianças usem as telas sem prejuízo.

Outro cuidado fundamental diz respeito ao conteúdo assistido, que deve ser fiscalizado constantemente, para que esteja de acordo com a faixa etária da criança. Além disso, é bacana que os títulos escolhidos tenham apelo educativo, para que seu filho possa aprender enquanto assiste e se diverte.

Desenhos animados que podem ajudar no aprendizado

Alguns desenhos voltados a crianças pequenas são excelentes por apresentarem formas geométricas, numerais, letras e animais falantes. Além disso, a maioria deles conta com músicas divertidas, animadas e cheias de informações bacanas — quem é que não se lembra do clássico “cabeça, ombro, joelho e pé”?

Entre essas produções que esbanjam criatividade e lições de aprendizagem, citamos algumas que merecem destaque:

Patrulha Canina

O desenho dos filhotes que salvam a Baía da Aventura é sucesso absoluto entre as crianças do mundo todo. Além do apelo óbvio dos cachorros fofos e divertidos, os episódios contam com lições a respeito de questões importantes, como trabalho em equipe, resiliência, bom humor e companheirismo.

As Pistas de Blue

O programa mostra as pistas deixadas pela cachorrinha Blue ao humano Steve, que precisa desvendar mistérios e desafios ao longo de cada episódio. Juntos, eles quebram a quarta parede e “conversam” com os pequenos telespectadores, adicionando até mesmo uma espécie de cronômetro para que as crianças possam palpitar em casa.

Os Bubble Guppies

Animais marinhos vivendo aventuras embaixo d’água é uma premissa de sucesso no mundo dos desenhos animados. “Os Bubble Guppies” é uma produção que reúne aventuras de animais falantes e crianças sereias que, juntos, aprendem noções básicas de convívio em equipe.

Todos esses desenhos (e muitos outros) fazem parte dos conteúdos disponíveis aos assinantes da Watch Brasil. Neste texto, falamos a respeito desses títulos e de outros sucessos entre a garotada, como “Corn e Peg” e “Kamp Coral: Bob Esponja, primeiros anos”.

Seja um assinante da Watch Brasil e aproveite os momentos de descanso para assistir alguns desenhos ao lado do (s) pequeno (s) desbravador (es) da sua casa! Para assinar, clique aqui.

Veja também