10 curiosidades sobre o universo da tecnologia que você precisa conhecer

Se você já conversou com uma pessoa idosa a respeito dos perrengues do passado, sabe bem que, antigamente, a vida era mais difícil em relação aos recursos tecnológicos. Hoje, contamos com diversos serviços e dispositivos que revolucionaram a forma como nos comunicamos e vivemos — já pensou que difícil era viver antes da invenção da geladeira, por exemplo?

Neste texto, falaremos sobre algumas curiosidades interessantes a respeito da indústria eletrônica, e de alguns aparelhos comuns em nossa rotina. Se você já pensou, em algum momento, que “antigamente que era bom”, talvez mude de ideia ao perceber como a vida era mais difícil quando tínhamos menos recursos tecnológicos. Confira:

Como surgiu o email

Mandar emails é uma tarefa muito simples e corriqueira, mas nem sempre foi assim. A criação do email foi em 1972, mas o serviço demorou algumas décadas para se popularizar. Só para você ter ideia, em 1996 eram enviados 300 milhões de emails por dia; hoje, esse número chega a quase 150 bilhões!

Qual foi a primeira página da internet?

O primeiro site da internet ainda está no ar! A página que deu início à navegabilidade que conhecemos hoje foi lançada no dia 06 de agosto de 1991, por Tim Berners-Lee, que colocou no ar a ideia de world wide web (cuja sigla é www).

Comparação curiosa

Nem sempre valorizamos a potência dos smartphones que carregamos para todos os lados, mas é interessante comparar dispositivos tecnológicos antigos com os atuais. Lembra da Apollo 11, que foi a primeira missão que pousou na Lua no dia 20 de julho de 1969? Pois então, saiba que um iPhone moderno tem cerca de 2 milhões de vezes a capacidade do computador que foi utilizado para que o homem pisasse na Lua.

A primeira ligação telefônica da História

A primeira ligação telefônica feita no mundo ocorreu no dia 10 de março de 1876, por Alexander Graham Bell. O inventor do aparelho ligou para seu assistente, que estava em outra sala, e disse a célebre frase: “Sr. Watson, venha aqui, eu quero vê-lo”.

Primeiros telefones móveis à venda

A primeira ligação feita a partir de um telefone móvel no mundo foi no dia 03 de abril de 1973. A geringonça foi uma criação de Martin Cooper, um inventor da Motorola. Já a venda desses aparelhos começou nos EUA, dez anos depois, em 1983. O preço do telefone gigante era de aproximadamente US$4 mil!

O primeiro computador

Você já se perguntou quando surgiu o primeiro computador? Foi em 1943, enquanto a Segunda Guerra Mundial ainda acontecia. A máquina em questão era o ENIAC, primeiro computador feito nos Estados Unidos. A invenção pesava absurdas 30 toneladas, media 5 metros de altura por 25 metros de comprimento. Já pensou?

Antigamente era tudo mato…

Hoje, pedimos qualquer lanche apenas com o celular e seus vários aplicativos de delivery, mas nem sempre foi assim. A primeira pizzaria a aceitar pedidos online, através de um site de e-commerce, foi a Pizza Hut, que, em 1994, começou a receber alguns pedidos dessa maneira.

Spam o tempo todo

Chamamos de Spam todo email que é enviado sem ser solicitado, geralmente para divulgar alguma empresa, produto, serviço ou promoção. O primeiro spam enviado foi no dia 03 de maio de 1978, e hoje a estimativa é a de que 90% dos 150 bilhões de emails enviados diariamente em todo o mundo sejam spam. Chato, hein.

homem bravo por avalanche de spam invadindo sua mesa de trabalhoErrou feio, errou rude

Quando a ideia de ter computadores em casa era apenas especulação, algumas pessoas, conhecidas por sua genialidade, apostaram que a novidade não iria para frente. Entre os que erraram nos palpites, estão:

  • Thomas Watson, Presidente da IBM, em 1943: “Acho que no mundo existe um mercado para, no máximo, cinco computadores”.
  • Ken Olson, Presidente da Digital Eq. Co., em 1977: “Não existe motivo para qualquer pessoa ter um computador em casa”.
  • Clifford Stoll, Autor de Silicon Snake Oil, em 1995: “Em breve vamos comprar livros e jornais direto pela internet. Uh, claro”.

Amamos nossos smartphones, sim

Alguns dados e estatísticas comprovam que, de fato, as pessoas amam seus celulares e estão conectadas o tempo todo. Só para você ter ideia, uma pesquisa feita em 2015 com usuários de smartphones nos EUA, mostrou que 46% das pessoas dizem, sem pensar duas vezes, que “não podem viver sem seus celulares”.

Outro dado curioso sobre o nosso uso de smartphones é o fato de que, em média, uma pessoa desbloqueia o celular 110 vezes por dia.

***

E aí, você já conhecia todas essas curiosidades? Qual delas achou a mais intrigante? Agora, sempre que usar seu smartphone ou resolver assistir a um filme disponível no catálogo da Watch Brasil, lembre-se de que a humanidade trabalhou e estudou muito para que tivéssemos acesso a tanta tecnologia! Ainda bem!

Veja também