12 curiosidades sobre o Oscar

Você nem precisa entender muito a respeito de todos os assuntos que englobam Cinema para acompanhar premiações e concordar, ou não, com o que os críticos dizem. A cerimônia do Oscar é um belíssimo exemplo de evento capaz de prender a atenção de pessoas do mundo inteiro e, no caso dos mais empolgadinhos, há sempre os bolões e torcidas por filmes e artistas favoritos.

Em 2022, o grande destaque da premiação foi o longa “No Ritmo do Coração (CODA)” que, além de ter vencido a categoria de Melhor Filme, também premiou pela primeira vez um homem surdo, o ator Troy Kotsur, que levou uma estatueta de Melhor Ator Coadjuvante para casa. Incrível, né?

Essa é uma conquista bastante recente dentro da grande premiação da Sétima Arte, mas pode ter certeza de que há muita coisa sobre o Oscar que você ainda desconhece. Duvida? Então confira as curiosidades que separamos a seguir:

Antigamente, era tudo mato

Hoje a cerimônia do Oscar é um evento grandioso e que atrai atenção mundial, mas, como é de se esperar, antes não era assim. A primeira premiação foi em 1929 e tudo se resumiu a um jantarzinho mais intimista, preparado apenas para 270 pessoas que tinham relação com a indústria do Cinema. Detalhe: A entrega dos prêmios durou apenas 15 minutos.

A famosa estatueta dourada

O objeto mais cobiçado pelos trabalhadores do Cinema foi projetado por Cedric Gibbons, diretor da MGM. A imagem é de um cavaleiro segurando uma espada enquanto se apoia em um rolo de filme. Cada estatueta pesa aproximadamente 4 kg.

Cerimônia televisionada

O Oscar começou a ser transmitido pela televisão nos EUA e no Canadá a partir de 1953 e para o resto do mundo em 1966.

Grandes vencedoras

A atriz Meryl Streep é um fenômeno, e muitas pessoas acreditam que ela é a maior vencedora do Oscar, já que levou três estatuetas de Melhor Atriz para casa ao longo de sua carreira. Desde 1979, Meryl acumula indicações: São 21 até agora! Em relação ao número de estatuetas recebidas de fato, ela só perde para Katharine Hepburn, que ganhou o título de Melhor Atriz quatro vezes!

Adiamentos

A cerimônia do Oscar foi adiada algumas vezes:

  • Em 1938, uma inundação em Los Angeles resultou na mudança de data da premiação.
  • Em 1968, o Oscar foi adiado devido ao assassinato de Martin Luther King.
  • Em 1981, a cerimônia mudou de data graças ao atentado sofrido pelo presidente Ronald Reagan.
  • Em 2021, a mudança ocorreu devido à pandemia do coronavírus.

A maldição das sequências

É muito comum encontrarmos por aí quem diga que as sequências dos filmes, inclusive daqueles mais clássicos, sempre são piores do que o primeiro filme de cada saga. A única produção que recebeu o título de Melhor Filme sendo sequência foi “O Poderoso Chefão 2”, em 1974 — totalmente compreensível, não é mesmo?

O clube dos 11

O recorde de títulos distribuídos durante a cerimônia do Oscar para o mesmo filme é de 11 estatuetas. Isso aconteceu três vezes ao longo da história do evento: Ben-Hur (1959), Titanic (1997) e O Senhor dos Anéis, o Retorno do Rei (2003).

Tapete vermelho

O tradicional tapete vermelho, típico em eventos mais luxuosos, existe e é bem grandinho! O do Oscar mede 152 metros de comprimento.

Já foi mais em conta

Já pensou que incrível poder participar da cerimônia? Pois saiba que a primeira edição do evento abriu espaço para o público, cobrando um ingresso bem em conta: US$ 5!

Estatueta para mais de metro

Ao longo de seus quase 100 anos de existência, o Oscar já entregou mais de 3 mil estatuetas! Se todas elas fossem enfileiradas uma ao lado da outra, fariam um cordão que se estenderia por 18 quadras!

And the Oscar goes to

A famosa frase “E o Oscar vai para”, utilizada para revelar os vencedores, só começou a fazer parte oficialmente das cerimônias a partir de 1989. Antes disso, os apresentadores diziam “And the winner is” (“E o vencedor é”, em tradução livre).

Primeira artista negra premiada

Devido ao seu papel de Mammy em “E o Vento Levou”, a atriz Hattie McDaniel se tornou a primeira pessoa negra a ganhar uma estatueta da Academia. Infelizmente, devido ao posicionamento extremamente racista da época, ela não pode permanecer junto aos seus colegas de elenco durante a cerimônia.

O primeiro homem negro a vencer o Oscar foi Sidney Poitier, em 1964, graças à sua atuação no filme “Uma Voz nas Sombras”.

E aí, você já conhecia todas essas curiosidades? Lembre-se de que a Watch Brasil tem filmes vencedores do Oscar em seu catálogo. Que tal maratonar?

Veja também

Entretenimento

Watch Brasil: Descubra Max com a Watch

A HBO Max se tornará Max, e você terá acesso a esta nova plataforma utilizando o mesmo login e senha da antiga plataforma HBO Max através da Watch.