Conheça as vantagens de ter uma Smart TV em casa

O modelo de televisão smart chegou no Brasil há pouco mais de 10 anos, por isso nem todas as pessoas têm familiaridade com esse tipo de TV e, inclusive, ainda não sabem exatamente quais são todas as vantagens de ter uma Smart TV em casa. Para acabar com todas as dúvidas, separamos algumas utilidades muito bacanas desse aparelho que revolucionou a forma como consumimos entretenimento.

Hoje, as Smart TVs variam em relação à marca, claro, mas também a aspectos como resolução de tela, tamanho, sistema operacional, tipo e funções. Todas elas têm a capacidade de se conectar à internet (via Wi-Fi ou por cabo de rede, o que melhora a velocidade) e a maioria permite que o usuário instale seus aplicativos favoritos de streaming e áudio. Bacana, né? Veja alguns benefícios incríveis das TVs que são Smart:

Loja de aplicativos e sistema operacional

Assim como acontece nos celulares, as Smart TVs também são fabricadas com sistemas operacionais. As marcas Sony, TCL e Panasonic usam o sistema Android TV; a marca AOC utiliza o RokuOS; a LG usa o WevOS; e a Samsung, o Tizen.

A navegabilidade das Smart TVs costuma ser muito simples e intuitiva, pois a ideia é que todas as pessoas da família consigam utilizar o controle e o menu principal. A tela inicial exibe os apps que já vêm instalados de fábrica e também a loja de aplicativos, onde você pode buscar os programas que deseja instalar — alguns modelos, como os da marca AOC, não possibilitam que o usuário instale aplicativos além dos que vêm de fábrica.

Praticidade

Uma das vantagens de ter uma Smart TV é a facilidade em diversos aspectos, como conectar seu celular à televisão, acessar diversos serviços com o controle remoto e assistir filmes, séries, reality shows, jogos esportivos, além de ouvir podcasts e música com a conexão de internet que já existe em sua casa.

No caso da Watch Brasil, é possível acessar todo o catálogo em sua Smart TV também, através da assinatura do provedor. Já pensou que incrível?

Comunicação com outros aparelhos

Um ponto muito positivo da Smart TV está no fato de que é possível conectar outros dispositivos à sua televisão sem o menor problema. Contanto que todos estejam usando a mesma rede Wi-Fi, dá para conectar seu tablet, computador ou smartphone à Smart TV, enviando arquivos desses dispositivos para a tela maior.

Isso significa que, se você estiver curtindo um vídeo no seu celular, será possível transmiti-lo na Smart TV com apenas alguns comandos.

No caso das TVs mais modernas, é até mesmo possível conectar o aparelho a outros dispositivos inteligentes, como tomadas, fechaduras, lâmpadas e eletrodomésticos em geral. As Smart TVs que usam Android TV podem ser conectadas ao Google Assistente. As da Samsung Tizen ou LG webOS podem ser conectadas à Alexa.

Conexão por Bluetooth

As Smart TV realmente querem que o usuário possa conectar outros dispositivos na televisão, e a opção da conexão via bluetooth é mais uma prova disso. Alguns modelos de Smart TV da AOC, por exemplo, não permitem que o usuário instale outros apps de música, além do que já vem instalado no aparelho.

Uma das formas de driblar essa questão, caso o usuário queira usar outro programa de áudio, é acessar o app pelo celular e transmitir o áudio para a Smart TV, via bluetooth.

A funcionalidade também é bacana para quem quer usar fones de ouvido sem fio e ter mais privacidade ao ver séries e filmes ou jogar videogame.

Comandos por voz

Em alguns modelos, é possível realizar controle por voz, com a ajuda do controle remoto, que exerce também a função de microfone. Nesses casos, o usuário pode fazer buscas na internet ou ativar comandos básicos, como desligar ou aumentar o volume, através da voz. O recurso também é um diferencial importante para pessoas com deficiência.

Uso de inteligência artificial

As Smart TVs contam com recursos que dependem de inteligência artificial, o que significa que as suas buscas de conteúdo vão, aos poucos, se refinando e que o aparelho é programado, por exemplo, para ter maior eficiência energética. A inteligência artificial também afeta positivamente a qualidade da imagem e do som.

Maior qualidade de imagem

Quem joga muito videogame gosta bastante da qualidade de imagem da Smart TV. Em termos técnicos, isso tem a ver com um aspecto conhecido como “taxa de atualização”. Os modelos mais antigos de televisão contavam com 60 Hz, o que significa a exibição de 60 quadros por segundo. Nas Smart TVs, esse número é de, pelo menos, 120 Hz, o que garante uma imagem melhor e, inclusive, uma resposta mais rápida dos comandos usados nos controles remotos e de videogame.

Viu só como a Smart TV é diferente e foi planejada para facilitar a vida do usuário? Se decidir comprar um desses aparelhos, lembre-se de pesquisar bastante as melhores opções entre as marcas disponíveis para encontrar uma televisão que atenda a todas as suas necessidades.

Lembre-se de que você pode acessar sua conta da Watch Brasil em Smart TVs (Samsung, LG e Android TV Sony, Philco, TCL e AOC)! Daí, é só aproveitar e curtir!

Veja também