Como baixar aplicativo na Smart TV? Confira passo a passo!

A popularidade das Smart TVs tem ficado cada vez maior e não é à toa: além de diversas marcas fabricarem os televisores inteligentes, os preços também estão mais acessíveis e o número de aplicativos disponíveis cresce exponencialmente.

Se você quer garantir que a sua Smart TV proporcione ainda mais formas de entretenimento, saiba que é possível instalar novos aplicativos no aparelho e torná-lo personalizado de acordo com as suas preferências e as de sua família. Incrível, né?

O problema, na hora de instalar novos apps nas Smart TVs, é que muitas pessoas não sabem direito como fazer a busca e a instalação dos programas e, por acharem que se trata de algo difícil demais, acabam desistindo antes mesmo de tentar.

Se esse for o seu caso, não deixe de conferir o nosso passo a passo para que você baixe novos aplicativos na sua Smart TV. Abaixo, separamos as instruções conforme as principais marcas e sistemas operacionais. Veja:

Como baixar apps na Smart TV LG

O sistema operacional usado nas Smart TVs da LG é o WebOS. Se você tem uma Smart TV da marca LG em casa, veja, a seguir, o que é preciso fazer para instalar novos aplicativos acessando a LG Store:

  • Aperte o botão “home” do seu controle remoto e busque pelo aplicativo da “LG Content Store”;
  • Agora, veja quais apps estão em exibição na loja e, caso não encontre o programa que deseja instalar, digite o nome do app na lupa de busca, que fica no canto superior direito da tela;
  • Achou o app? Ótimo! Agora é só escolher a opção “Instalar”;
  • Depois de instalar seu aplicativo novo, basta ir em “Iniciar” e usar o app que foi baixado.

Como baixar apps na Smart TV Samsung

As Smart TVs da Samsung funcionam com o sistema operacional Tizen, e a procura por apps é também bastante rápida, simples e intuitiva. Veja a seguir:

  • Para começar, aperte o botão “Menu” no controle remoto da sua Smart TV;
  • Encontre a opção “Apps”, que fica no canto inferior esquerdo da tela;
  • Agora veja quais são os apps em destaque e, caso não encontre o que estava procurando, é só digitar o nome do aplicativo na lupa, que fica no canto superior direito da tela;
  • Achou o app que estava procurando? Agora escolha a opção “Instalar”;
  • Depois de baixar o aplicativo, é só clicar em “Abrir” para começar a usar o novo programa.

Como baixar apps na Smart TV com Android

Os fabricantes como Philco, Sony e TCL usam o sistema operacional do Android TV. Se a sua Smart TV é de uma dessas marcas, siga o passo a passo abaixo para instalar novos aplicativos no aparelho:

  • Comece entrando na tela inicial do Android TV e, depois, encontre a opção “Apps”. Feito isso, basta selecionar o aplicativo próprio da Google Play Store;
  • Explore as categorias para ver se encontra o aplicativo desejado ou, se não achar de primeira, é só achar a lupa para pesquisar;
  • Encontrou o app? Agora escolha a opção “Instalar” que, na sequência, o programa aparecerá na lista de apps disponíveis;
  • Se quiser conferir todos os aplicativos que estão em sua Smart TV, vá na lista “Meus Aplicativos”, dentro da própria Google Play Store.

Caso a sua Smart TV tenha algum outro sistema operacional que não foi mencionado aqui, lembre-se de que a navegabilidade nesses aparelhos é bastante intuitiva, ou seja: se você explorar as opções do Menu e da loja de aplicativos, vai pegar o jeito rapidinho e sem muito esforço.

É importante lembrar também que alguns modelos mais antigos, como os da marca AOC, não permitem que o usuário instale aplicativos além dos que já vêm de fábrica.

E aí, gostou dos nossos tutoriais para quem quer instalar novos aplicativos em Smart TVs? Aqui no blog da Watch Brasil publicamos frequentemente textos sobre temas diversos e que estão repercutindo, como entretenimento, dicas e tutoriais, marketing digital, novidades no mundo da comunicação e muito mais! Conheça o nosso espaço e fique por dentro de todas as nossas novidades! Como? É só clicar aqui.

Veja também