Independente do ramo em que se atua, a inadimplência dos clientes é um problema sério. No entanto, alguns setores enfrentam dificuldades maiores nesse quesito, como é o caso de empresas do ramo de telecom. Quer saber como lidar com clientes inadimplentes no seu provedor de internet regional? Continue a sua leitura e anote as melhores dicas!
Use meios formais
É imprescindível fazer contratos com os seus clientes, independente do tamanho da sua empresa, grau de proximidade com o cliente ou histórico de pagamento dele. Dessa forma, ambas as partes ficam respaldadas em relação aos seus direitos e deveres.
Muitos provedores de internet acabam atendendo parentes e amigos de infância. Com a proximidade pessoal algumas coisas são deixadas de lado, como os contratos formais, pesquisa de crédito, cadastros em banco de dados, ferramentas automatizadas e assim por diante.
Separar a sua vida profissional da pessoal é fundamental não apenas para lidar com a inadimplência, mas sim para manter uma boa gestão financeira da sua empresa.
Entenda as razões por trás da inadimplência
Ao contrário do que muitas pessoas podem presumir, nem sempre as pessoas deixam de pagar suas dívidas em dia por razões financeiras. Muitas pessoas simplesmente esquecem, outras perdem boletos, quem deixa de pagar por não gostar mais do serviço que vem sendo prestado e só então, aqueles que deixam de pagar por problemas nas finanças.
Para cada situação sugerimos uma forma de tratamento diferente:
Os esquecidos
Com esse tipo de cliente inadimplente a melhor solução é lembrá-los de 5 em 5 dias, até a fatura ser paga. Um sistema automatizado de cobranças também pode auxiliar bastante esse tipo de cliente.
Os perdidos
Você ainda envia os boletos físicos para os seus clientes? Carnê? Então já passou da hora de se atualizar! Os envios digitais através de e-mail são uma boa forma de impedir a inadimplência por extravio de boleto. Caso seus clientes prefiram receber os boletos físicos, opte por manter os envios digitais mesmo assim e informe dessa opção sempre que houver extravio.
O insatisfeito
Geralmente esse cliente já tentou de todas as formas possíveis ter os seus problemas resolvidos e não conseguiu retorno. Logo, vê na inadimplência uma forma de mostrar toda a sua insatisfação. Uma boa estratégia para lidar com esse tipo de cliente é antes de realizar qualquer cobrança sempre cruzar seus dados com as reclamações e chamados em aberto.
Dessa forma, você não é pego desprevenido e pode sempre começar a conversa com o discurso contido, perguntando como está o serviço prestado e só depois realizar a cobrança de débitos em aberto.
O com problemas financeiros
Ninguém está isento de sofrer de problemas financeiros, infelizmente isso atinge parte da população. Nesse caso, a melhor opção pode ser oferecer uma redução de plano de internet, saindo de um plano pro e indo para um plano mais básico. Depois de alguns meses a equipe de vendas pode tentar retomar o cliente para o plano inicial, o foco é não perder o cliente.
Não tenha vergonha de cobrar, mas seja sutil
Clientes inadimplentes no seu provedor de internet ocorrem o tempo todo, por isso é fundamental entender a cobrança como uma parte natural do serviço. A melhor forma de realizar uma cobrança é sempre avisando que a inadimplência pode acarretar na diminuição da velocidade.
Além disso, é essencial que o perfil do inadimplente já seja mapeado. Caso ainda não possua informações necessárias, tente negociar de acordo com o tempo e contrato.
Dica extra: a Watch Brasil como uma forma de diminuir a inadimplência
A Watch Brasil é uma plataforma de streaming com mais de 11.000 horas de conteúdo. Incluindo filmes aclamados, séries, realities, desenhos educativos, filmes que acabaram de sair do cinema disponíveis para aluguel e upgrades, como: canais lineares em HD, Uol leia+ Banca e HBO Max.
Com Watch Brasil você pode oferecer entretenimento de qualidade aos seus clientes e ainda usar isso na negociação. Por exemplo, dê o benefício Watch Brasil para os consumidores que migraram do pagamento em boleto para o pagamento em débito automático.
Dessa forma, os serviços são descontados em dia direto na conta do seu cliente, ajudando na diminuição da inadimplência. Quer saber mais? Então entre em contato clicando aqui!