A concorrência para provedores de internet cresce cada vez mais no Brasil. Para os consumidores isso é ótimo, uma vez que a possibilidade de encontrar um ISP que oferece o que ele procura por um preço justo é grande.
Por outro lado, para os donos de provedores, principalmente de pequenos e médios, esse fato pode ser visto como um grande desafio.
Para visualizar a satisfação de seus clientes, é importante analisar o seu ticket médio. Isso porque outros fatores além do preço são determinantes na contratação de um serviço e se seu assinante está disposto a pagar a mais para contratar seu provedor, é um bom sinal.
Existem métodos para transformar esse desafio em uma oportunidade e garantir o aumento do seu ticket médio. Confira como!
Avalie suas ações de marketing
É preciso refletir sobre o que tem sido feito para divulgar o seu ISP. O primeiro contato de um cliente com uma marca pode ser determinante na contratação de um serviço.
Provedores de internet precisam estar presentes nas redes sociais que seus possíveis assinantes estarão e estabelecer uma comunicação clara, direta e efetiva.
É claro que uma ação de marketing bem pensada leva tempo para apresentar resultados, mas a curto prazo você pode refletir sobre as seguintes questões: 1) A presença do meu provedor nas redes sociais atrai engajamento? e 2) O atendimento ao cliente de modo virtual reflete a forma como ele será atendido na minha empresa?
O básico funciona! Ofereça internet de qualidade
Apesar de muita concorrência no mercado, não são todos que vão oferecer o básico, que é um serviço principal de qualidade.
Apenas isso já pode te destacar no mercado e fazer com que seu serviço seja mais valorizado. Outro ponto muito importante é o suporte técnico que você vai oferecer aos seus clientes.
Com o aumento de pessoas trabalhando em home office após a pandemia de Covid, o suporte técnico virou um grande diferencial na contratação de um ISP. Se antes era plausível aguardar 24 horas para ter internet de volta após um problema de conexão, hoje em dia esse cenário é inconcebível.
Para finalizar, esteja atento ao atendimento que seu cliente recebe. Um grande diferencial para o seu negócio é a forma que seu cliente será tratado, desde o primeiro contato com o provedor até o momento de resolução de problemas.
Seu provedor já preenche todos esses requisitos e ainda assim o ticket médio não é o ideal para aumentar seu lucro? É hora de dar um passo extra. Saiba como!
Ofereça algo a mais para fidelizar e atrair clientes
Uma ótima dica para aumentar o seu ticket médio é oferecer um serviço extra para seus assinantes, como por exemplo, um SVA.
Serviço de Valor Adicionado (SVA) é qualquer prestação de serviço auxiliar à atividade de telecomunicações, segundo a Anatel. Geralmente, provedores de internet que buscam se destacar no mercado procuram agregar valor por meio desse serviço.
Um grande benefício de oferecer um SVA, é que eles não fazem parte dos serviços que incluem o tributo estadual ICMS, sendo assim, a carga tributária é reduzida. Dessa forma, você cresce no mercado e não tem gastos absurdos em consequência disso.
Você pode unir seu provedor a um Hub de Conteúdo que oferece uma parceria efetiva e atrativa para os mais variados perfis de público alvo, por exemplo.
A Watch Brasil tem mais de 11.000 horas de conteúdo que incluem filmes, séries, canais lineares, educação financeira, realities, animações, música e muito mais! Além disso, oferece parceria exclusiva para ISPs, o que reforça seu compromisso com o impulsionamento de seus parceiros provedores no mercado.