Que atire o primeiro controle remoto quem nunca se viu simplesmente fascinado por algum reality show. Esses programas, que são feitos com o intuito de mostrar o comportamento real dos participantes, atraem a atenção de todos os públicos possíveis: homens, mulheres, jovens, adultos, idosos e por aí vai. Quando o assunto é assistir à vida alheia, não tem jeito: quase todo mundo gosta.
Você já se perguntou por que esse tipo de programa tem tanta audiência? Será que tudo pode ser explicado pela nossa curiosidade nata a respeito da vida íntima das pessoas? Por que acabamos escolhendo nossos participantes favoritos e também os odiados?
Sempre que uma nova edição de algum reality show estreia, podemos acompanhar a reação do público em tempo real, através de posts, comentários e memes publicados nas redes sociais. Aos poucos, cada participante tem suas características positivas e negativas expostas e, a partir disso, são definidas as torcidas.
A Psicologia explica?
Sim, explica! Uma publicação na Mackenzie divulgou a explicação dada por Mariana Munis, professora do Centro de Ciências e Tecnologia e especialista em Marketing. Ela nos lembra de que, assim como campanhas de divulgação de serviços e produtos, os reality shows são programas pensados para atender a uma demanda específica do público.
Mariana explica que alguns fatores são determinantes para que esse tipo de conteúdo faça tanto sucesso. Entre eles, estão:
A escolha do elenco
Cada participante de um reality show é escolhido de acordo com definições arquetípicas de personalidade. Os programas misturam pessoas com temperamentos diferentes, pois isso faz com que elas gerem identificação com vários grupos de telespectadores. É por isso que a moça com vários títulos acadêmicos é aclamada por um nicho de público, e o cara que vive fazendo musculação, por outro.
A trama
Ver um reality show em tempo real, através de serviços como o pay per view, não é tão legal. O que faz sucesso mesmo é a edição do programa! Essa edição é pensada para que o público fique preso em diversas narrativas, desde o casalzinho mais querido, até as amigas inseparáveis ou o jogador solitário. Jogadores que fizeram muito sucesso, como a Juliette, têm, na verdade, uma grande história de superação, que comove o público.
Começo, meio e fim
A edição dos realitys se preocupa em criar histórias boas, com começo, meio e fim. Quando torcemos por um casal que participa do programa “De Férias com o Ex”, por exemplo, estamos, na verdade, acompanhando uma história que esperamos que tenha um final feliz.
Provas e mensagens subliminares
É muito comum que esses programas tenham provas ou eventos especiais, pensados para que os participantes se envolvam de corpo e alma e, claro, estabeleçam conexões emocionais com os telespectadores.
O apoio das redes sociais
Não há dúvidas de que o burburinho nas redes sociais ajuda a aumentar a audiência dos reality shows. As pessoas começam a torcer por seus participantes favoritos, trechos de vídeos viram memes, fotos são publicadas a todo o momento… Tudo isso contribui para que os programas que mostram cortes da vida real estejam sempre em voga.
O fato é que esse formato de programa é um verdadeiro fenômeno mundial, pois, claro, não são apenas os brasileiros que amam acompanhar a evolução dos participantes a cada episódio.
O principal diferencial quando pensamos em um reality show está no fato de que o público consegue se identificar com os dilemas pelos quais os participantes passam. Quem é que nunca imaginou como se comportaria se fosse participar de um programa ao lado de um ex? Quem nunca pensou como gastaria um prêmio milionário? Quem nunca teve vontade de avisar aquela amiga que a pessoa por quem ela está apaixonada pode nem existir de verdade?
Além disso, as polêmicas que surgem nesses programas acabam criando discussões realmente importantes. Não é incomum vermos situações específicas serem debatidas em outros programas de televisão, ou até virarem assunto de quadros jornalísticos.
O conteúdo gerado constantemente por um reality show que está no ar é outra explicação para o sucesso desse tipo de programa. Durante a estreia de um novo reality show amoroso promovido pela MTV, por exemplo, é mais do que normal encontrarmos influenciadores, produtores de conteúdo, jornalistas, escritores e até figuras políticas que usam as discussões do reality para pautar outros assuntos.
Embora tenham surgido como uma forma de entretenimento, a verdade é que hoje um reality show é muito mais do que isso. Você já se perguntou quais assuntos se tornaram parte da sua rotina por causa de um reality show? Se parar para pensar, com certeza vai perceber que, de fato, existem alguns debates que foram trazidos à tona por causa da edição de algum desses programas.
Tem problema gostar de reality show?
É claro que não! Embora sempre tenha quem critique esse modelo de programa, a verdade é que ele é um retrato atual da nossa sociedade e dos assuntos que gostamos de consumir. Assistir um reality é uma ótima maneira de aproveitar um dia de folga ou, inclusive, de pescar assuntos importantes e que merecem ser trazidos ao debate.
A Watch Brasil tem um catálogo riquíssimo de programas de televisão e, claro, de realitys (realities em português) interessantes, divertidos e que são um grande sucesso de público. Nosso catálogo conta com produções como:
- RuPaul’s Drag Race
- De Férias com o Ex
- Catfish
Seja um assinante e tenha acesso aos melhores conteúdos em relação a filmes, séries, documentários, esportes, programas infantis e, claro, reality shows!