O aumento da demanda de consumidores que buscam um serviço de internet de melhor qualidade é uma tendência para 2022. Hoje, não se trata mais de “apenas” ter um ponto de internet em casa para acesso aos mais diversos sites.
Grande parte dos serviços que consumimos – áudio, vídeo e games – requerem uma melhor infraestrutura, pois têm um tráfego maior de dados. Será que o seu provedor está preparado para oferecer uma infraestrutura compatível com as necessidades do mercado a um preço competitivo?
Listamos aqui algumas dicas que podem ajudá-lo a refletir sobre esse assunto e planejar quais serão seus próximos passos no segmento.
1. Priorize a qualidade
Como já mencionamos, mais do que um plano de internet banda larga que simplesmente “conecte” uma casa à internet, o que os consumidores buscam hoje são soluções capazes de atender a uma demanda cada vez mais alta, velocidade de download e upload e largura de banda.
Para os pequenos provedores, essa é a oportunidade para oferecer serviços personalizados, com conteúdos que agreguem valor. Os pequenos têm mais oportunidades de serem flexíveis nesse sentido do que os grandes, o que pode se constituir em um diferencial de mercado interessante. Este é o melhor momento para investir em infraestrutura e fortalecer a base de clientes.
2. Atenda às demandas do seu público
Regiões diferentes do país têm públicos distintos e, consequentemente, necessidades distintas. O primeiro passo é identificar qual é o perfil do consumidor na área de atuação da sua empresa. Não é possível se basear no que faz sucesso em São Paulo, por exemplo, se sua companhia está no Mato Grosso do Sul.
Conheça o seu consumidor. Mesmo em cenários nos quais o acesso à internet virou commodity, aqueles que têm serviços agregados para oferecer podem se destacar com mais facilidade. Os clientes estão cada vez mais atentos às vantagens que podem ter em seus pacotes de assinatura.
3. Se destaque pelo atendimento
Outro aspecto através do qual os pequenos provedores podem se diferenciar é por meio da qualidade do atendimento. Com uma base menor e uma equipe qualificada com poucas pessoas, é possível receber ligações ou entrar em contato com os clientes para saber detalhes sobre o desempenho do serviço. O mesmo se aplica a sua equipe de vendas, que deve ser proativa no sentido de mostrar todos esses diferenciais para os consumidores.
Mas não se engane, a integração tem que ser total: os prazos de atendimento devem ser razoáveis e as datas prometidas precisam ser cumpridas. Hoje, não há mais motivos para que os clientes tenham desconfiança com relação à capacidade dos pequenos provedores de atenderem as demandas.
4. Ofereça um diferencial
Que tal se o seu assinante, além de receber uma internet de qualidade, pudesse ter acesso também a conteúdos diferenciados? Serviços como os da Watch Brasil agregam bastante valor ao plano de dados, e ainda por cima suprem uma necessidade do dia a dia: conteúdo de entretenimento.
Permita que os clientes tenham a liberdade de escolher esses itens extras, oferecendo pacotes customizáveis e cortesias nos planos mais completos. Lembre-se: a partir do momento em que o cliente vê diferenciais, ele passa a considerá-los antes de tomar uma decisão. Conquiste-os pela qualidade, não pelas amarras contratuais de fidelização.
5. Busque parceiros offline
E se os assinantes do seu serviço tivessem direito a benefícios no comércio da sua região? Os chamados “clubes de fidelidade” são uma ótima maneira de agregar valor ao dia a dia dos clientes – e essas ações ainda funcionam como marketing, transformando estabelecimentos comerciais em potenciais pontos de venda.
Sempre que possível, busque iniciativas que vão além de simples descontos no valor da mensalidade. É muito mais interessante atrair clientes pelos seus diferenciais, do que pelo simples fato de você ter o preço mais baixo do momento no mercado.
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Quais são as estratégias que você adota para atrair mais clientes para o seu negócio? Já considerou incluir serviços de vídeo on demand como um diferencial para os seus clientes?