De acordo com os dados divulgados pela Anatel, os pequenos provedores de internet lideram o fornecimento de banda larga no Brasil, levando o acesso à rede de internet às cidades mais afastadas dos centros urbanos.
O crescimento dos ISP regionais é de se comemorar, mas é necessário criar estratégias para que o negócio se mantenha em expansão e não perder espaço no mercado.
Confira algumas dicas de como otimizar a rentabilidade da sua rede de internet:
Invista em marketing digital
Nos últimos anos, o marketing digital ganhou força em muitos segmentos que antes torciam o nariz e não acreditavam nos resultados de se realizar estratégias de comunicação no meio digital.
Uma das formas de começar, é por meio da divulgação de conteúdo nas redes sociais. Além de manter a presença online da sua marca, as redes sociais são um canal de relacionamento, trabalham o posicionamento da marca para os públicos e geram tráfego para outros meios.
Investir na divulgação do seu provedor por meio de outras ações de comunicação (além do offline), trazem resultados a curto, médio e longo prazo, visto que também é um trabalho de visibilidade da marca.
Analise os planos oferecidos
É fundamental analisar os serviços relacionados à rede de internet que a sua empresa oferece aos consumidores. A cada trimestre, converse com a sua equipe de planejamento e comercial e entenda se os planos fazem sentido para as metas que a empresa deseja alcançar. É provável que a sua rede de internet atual ainda permita agregar uma série de novos serviços e usuários.
É importante que o estudo e a tomada de decisão sejam baseados em dados, não achismos. Invista em um profissional focado em business intelligence, para o cruzamentos de dados. Somente assim, você poderá ter insights para entender como anda o mercado e se está mesmo na hora de investir em expansão ou se ainda é possível rentabilizar sua rede atual.
Considere uma fusão com outros ISP
Se unir com outros provedores é uma alternativa para ajudar a ampliar a sua área de cobertura, incorporar novas práticas de gestão e bons profissionais ao seu time. Além disso, pode se ter significativas reduções de custo com as sinergias entre as operações, já que muitas despesas não precisam estar duplicadas.
Escolha parceiros com diferencial competitivo
Ao avaliar projetos para melhorar a rentabilidade da sua rede de internet, avalie se existem fornecedores parceiros no mercado dispostos a trabalhar com os provedores regionais.
Que tal incluir no seu pacote um parceiro que ofereça SVA (Serviço de Valor Agregado) e ainda reduzir a carga tributária? A Watch Brasil, além de se encaixar como um SVA, agrega valor aos seus planos de internet, aumentando o ticket médio e fidelizando seus clientes.
Nós já estamos em todos os Estados do Brasil. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como potencializar as vendas da sua rede de internet com a Watch Brasil!