O que é Chromecast e como começar a usar?

Chromecast é uma ferramenta que vem chamando a atenção dos amantes de tecnologia. Não sabe o que é um Chromecast? Conheça!

Assistir a séries, filmes e ouvir músicas em plataformas de streaming é a verdadeira sensação do momento. Com apenas alguns cliques é possível ter o seu momento “relax and chill” no qual a necessidade de passar horas baixando arquivos imensos é descartada.

Mas, você sabia que pode espelhar os conteúdos do seu celular na TV? É isso que o Chromecast, uma ferramenta do Google, propõe aos seus usuários.

O que é Chromecast?

Vamos simplificar as coisas: um Chromecast é uma espécie de pendrive que, quando conectado à TV, permite que você transforme qualquer aparelho em uma smart TV – incluindo TVs mais antigas que não contam com esse recurso. E mais: com ele você também pode espelhar conteúdos do seu celular diretamente na tela.

Hoje em dia, a maioria das TVs que chegam ao mercado são do tipo smart. Isso significa que elas têm um sistema operacional e apps exclusivos por meio dos quais é possível assistir a diversos tipos de conteúdo. Porém, se você tem uma TV mais antiga ainda sem esses recursos e quer assistir a conteúdos de streaming  nela, a solução é recorrer a esses adaptadores.

O Chromecast foi criado pelo Google, empresa responsável também pelo sistema operacional Android, que está presente na maioria dos smartphones. O que o Chromecast faz é levar o Android para a sua TV, permitindo que você desfrute do máximo de conectividade sem precisar comprar uma TV nova para isso.

Lançado em 2013, ele possibilita que qualquer televisão com entrada HDMI seja transformada em smart. Dessa forma, através de WI-FI e aplicativos compatíveis, torna-se possível espelhar na TV os conteúdos de streaming acessados no celular. Desde então já foram lançadas diversas versões do Chromecast, mas seu funcionamento segue sendo o mesmo.

Como funciona o Chromecast?

O Chromecast se parece com um pendrive, mas em tamanho maior. Ele deve ser plugado à TV na entrada HDMI, como se você estivesse conectando um vídeo game. Além disso, ele conta com um cabo de energia que deve ser ligado à tomada. Outra opção é conectar o Chromecast direto na entrada USB da TV, mas não são todos os aparelhos que permitem essa alternativa.

Via celular você deve baixar o app do Chromecast, que está disponível para Android e IOS. Depois disso, é só conectar o Chromecast na sua rede Wi-Fi e pronto. Você verá na TV a opção de baixar aplicativos e acessar serviços de streaming.

Como começar a usar?

Agora que você sabe todas as informações sobre o Chromecast, tecnologia que transforma TVs comuns em Smart, que tal começar a usar? Para isso apresentamos um tutorial com o passo a passo de como instalar e configurar a ferramenta. Confira:

  • Por meio de uma conexão HDMI conecte o Chromecast à sua TV.
  • No celular, faça download do Google Home. O App está disponível tanto para Android quanto IOS (iPhone)
  • Quando abrir o aplicativo, ele reconhecerá o Chromecast conectado à rede Wi-Fi. Clique nele e, em seguida, toque na opção “Configurar”. Aguarde alguns segundos.
  • Na sua televisão vai aparecer uma imagem mostrando uma combinação de letras e números, clique em “Estou vendo o código” para ir para a próxima etapa.
  • Na tela em que se abrir, coloque o nome do seu Chromecast e conecte-o a uma rede sem fio. Em seguida, seu aparelho estará configurado.
  • Atenção: Toda vez que for utilizar o aparelho é preciso abrir o aplicativo no celular.

Chromecast é apenas uma das alternativas

Além do Chromecast, existem diversos outros dispositivos que cumprem a mesma função, dois dos mais conhecidos são o Fire TV Stick, da Amazon, e o Roku TV, da Roku. Ambos têm uma forma de funcionamento muito parecida e os modelos mais modernos dispensam até mesmo o uso do smartphone.

O princípio de conexão é exatamente o mesmo: conecte o aparelho à TV, habilite a sua rede Wi-Fi nele e comece a baixar os aplicativos. Outra opção é utilizar o próprio navegador que esses serviços oferecem. Em outras palavras, eles transformam a sua TV em um computador. Basta digitar a URL de um site de streaming e começar a assistir.

Esse conceito tem ganhado cada vez mais adeptos. Mesmo as TVs que têm sistemas operacionais mais recentes nem sempre tem atualizações constantes. Já esses dispositivos, por serem mais baratos e práticos, podem ser trocados de uma TV para outra e levados para qualquer lugar, o que torna seu investimento em entretenimento muito mais em conta.

Filmes, séries e programas de TV em qualquer lugar

Pense em todos os conteúdos de streaming que você pode acessar diretamente do seu celular. Pensou? Pois é, saiba que com um Chromecast, todos eles estão disponíveis também agora na sua TV, mesmo que ela não seja smart.

A única coisa que você precisa ter é uma conexão Wi-Fi de boa qualidade via internet banda larga. Sabe aquela sua TV um pouco mais antiga que está parada em um canto sem muito uso porque não acessa a internet? Pois é hora de colocá-la para funcionar novamente. Ah, e mesmo as TVs modernas têm muito a ganhar com a adição de um Chromecast. Vale a pena experimentar um!

…..

Agora que seu equipamento de Chromecast já está instalado conheça 6 filmes de terror para ver na Watch Brasil!

Veja também